Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora
Em destaque

GUINÉ-BISSAU/ELEIÇÕES: ONU pede conclusão do processo eleitoral na Guiné-Bissau até sábado

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) apelou hoje à finalização definitiva do processo legal em curso no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau relativo ao resultado das eleições presidenciais até 15 de fevereiro.

No mesmo dia em que o STJ guineense voltou a ordenar o apuramento nacional dos resultados das eleições de dezembro, rejeitando a reunião realizada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) de 04 de fevereiro, vários países pediram a finalização do processo legal em curso.

A missão permanente da Guiné-Bissau junto da ONU expressou hoje, através de uma representante, a garantia de que o Supremo Tribunal de Justiça tomaria uma decisão final até 15 de fevereiro, assegurando que “a população permanece calma”.

“O povo de Guiné-Bissau merece uma conclusão clara e positiva do processo, para ver uma luz de esperança no futuro dos seus filhos” disse a representante, agradecendo o apoio de todas as instituições e organizações internacionais no terreno.

O pedido da ONU de que o Supremo de Guiné-Bissau se pronuncie até 15 de fevereiro vai ao encontro da posição expressada pela Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ociental (CEDEAO).

Com a expressão da preocupação de vários países sobre as “tensões” patentes na Guiné-Bissau, a reunião também deixou antever uma possível extensão do mandato da Missão Integrada de Consolidação da Paz UNIOGBIS, que termina a 28 de fevereiro.

Os membros do Conselho de Segurança mostraram altas expectativas para a “primeira transição de poder” entre dois Presidentes democraticamente eleitos no país e pediram a implementação de “reformas urgentes”, como previsto no Acordo de Conacri.

O órgão da ONU ouviu também declarações da chefe missão integrada de consolidação da paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), Rosine Sori-Coulibaly e do presidente da Configuração para a Guiné-Bissau da Comissão das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (PBC-GB), Ronaldo Costa Filho.

A reunião foi seguida de consultações à porta fechada entre os membros.

Em destaque

VERÍSSIMO TAMBA GOVERNADOR DE OIÓ, FOGE DA GUINÉ-BISSAU PARA LISBOA

Veríssimo Tamba governador de Oió fugiu hoje de madrugada de Bissau para Lisboa, Tamba militante ativo do PAIGC e braço direito de Eng. Domingos Simões Pereira, Tamba deixou país por motivo de medo a integridade física da sua pessoa pelas algumas ameaças anonimas por telefone que recebia de indivíduo, em que este lhe ameaçou duramente a morte.

Veríssimo Tamba que alguns meses atrás veio publicamente numa conferência de imprensa dizendo que se General Umaro Sissoco Embaló ganhar as eleições vai nascer cauda, madrugada deixou Guiné-Bissau destino a Lisboa numa altura em que o Supremo Tribunal de Justiça analisa novo recurso do candidato do PAIGC, Domingos Simões Pereira, após a Comissão nacional de eleições ter reiterado a vitória do candidato da oposição, Umaro Sissoco Embaló.

A fonte que AS HORAS NEWS teve acesso, é que PAIGC está orquestrar uma desordem para próximas horas no país sobre qualquer pronunciamento de STJ a favor de Candidato declarado como vencedor pela CNE General Umaro Sissoco Embaló, no país aguarde pronunciamento da STJ sobre o contencioso do PAIGC, de referir que CEDEAO na última cimeira realizada na Adis Abeba ordenou que STJ pronunciasse até no dia 15 de Fevereiro em relação ao contencioso eleitoral.

As decisões tomada pela CEDEAO em Adis Abeba pretende garantir a normalização política e institucional da Guiné-Bissau, sublinhou o antigo economista marfinense, pondo cobro ao contencioso em curso.

Eis o resumo das declarações do presidente da Comissão da CEDEAO na Adis Abeba.

Há esta questão eleitoral pendente, sobretudo desde a segunda volta.

Depois da proclamação dos resultados pela Comissão nacional de eleições o processo está agora no Supremo Tribunal.

Os chefes de Estado debateram de forma aprofundada o assunto por se tratar de um tema importante para a Guiné-Bissau, mas também para a região.

Para o país para já porque é preciso garantir a normalização institucional, a paz e a estabilidade.

Os chefes de Estado pediram que o Supremo Tribunal examine o caso, no respeito dos preceitos constitucionais da Guiné-Bissau, e que isto se faça num prazo máximo até 15 de Fevereiro de 2020, por forma a dissipar o contencioso.

Achamos que com esta decisão dos chefes de Estado, após praticamente três horas de debates muito demorados, mas muito importantes, se poderá alcançar o objectivo que é a normalização institucional e política da Guiné-Bissau.” Oiçamo-lo.

Em destaque

GUINÉ-BISSAU: JIN HONG JUN ACONSELHA ESTUDANTES GUINEENSES À PERMANECERAM NA CHINA

O embaixador da China na Guiné-Bissau, Jin Hong Jun, aconselhou aos estudantes guineenses à permanecem na China, evitando riscos de propagar no país o surto de pneumonia provocado por um novo “coronavírus”(2019-nCoV) em caso do contágio desta.

“O executivo chinês não pode impedir os estudantes de regressarem o seu país, mas a própria viagem dos estudantes traz um certo risco para os mesmos e regressando a Guiné-Bissau trazem também depois mais riscos os seus compatriotas guineenses” explicou.

“Daí certamente a melhor solução para os estudantes guineenses é justamente ficar na China, porque lá naquele país asiático nós temos a melhores condições para tratar esta doença visto que temos cerca de 1000 pessoas já curadas”, afirmou Jin Hong Jun.

Hong Jun falava esta quarta-feira, 05 de janeiro, na reunião do Centro de Operações de Emergenciais em Saúde(COES) entre o executivo e os seus parceiros internacionais, para aprovar o plano de contingência e tomar medidas tendentes à evitar a entrada e propagação do “coronavírus”, no país, encontro este que decorreu nas instalações do Palácio do Executivo em Bissau.

Nesta senda, o diplomata chinês aconselha os estudantes guineenses que ainda estão na China à ficarem nos seus respetivos dormitórios e em caso de qualquer problema é só contatar as autoridades competentes chineses.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde Pública guineense, há mais de 40 estudantes guineenses que regressaram a Guiné-Bissau e neste momento estão sendo testados nas suas casas por uma equipa de profissionais de saúde, apesar do país não ter qualquer caso identificado.

Confrontado com a situação, a ministra da Saúde Pública guineense, Magda Robalo, congratula com a ideia do Embaixador da China, embora fez lembrar que o Estado não pode impedir os seus cidadãos de regressaram a casa.

Perante este cenário, Robalo garante que o Ministério de Saúde Pública permanece vigilante no sentido de acompanhar a situação destes jovens estudantes que saíram da China nos últimos dias, devido ao novo coronavírus.

Neste momento mais 200 estudantes da Guiné-Bissau estão a estudar naquele país asiático. Um pouco mais 100 estão a estudar graças a bolsa de estudo do governo chinês e os restantes pela conta própria, são dados divulgados por Jin Hong Jun.

O número de mortos provocados pelo novo coronavírus (2019-nCoV) subiu hoje para 490, com 64 mortes registadas na China nas últimas 24 horas, anunciaram as autoridades de saúde de Pequim.

De acordo com as autoridades chinesas, citadas pela agência Associated Press, o número total de pessoas infetadas com o novo coronavírus, detetado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei (centro do país), colocada, entretanto, sob quarentena, aumentou para 24.324.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há casos de infeção confirmados em mais de 20 países.

Neste sentido, a titular da Saúde Pública guineense, transmitiu ao diplomata chinês em nome do executivo, que a Guiné-Bissau está solidário com a China neste momento difícil, no quadro da cooperação existente entre dois países há muitos anos.

Guiné-Bissau: Ministro da Economia e Finanças anuncia situação caótica do Tesouro Público

O ministro das Finanças do Governo investido pelo autoproclamado Presidente guineense, João Fadiá, afirmou hoje que o Tesouro Público da Guiné-Bissau está numa “situação caótica”, com um saldo negativo de cerca de 213,7 milhões de euros.

João Fadiá fez esta revelação em declarações à margem da visita ao Ministério das Finanças de Nuno Nabian, primeiro-ministro investido por Umaro Sissoco Embaló.

De acordo com João Fadiá, o saldo negativo das finanças públicas guineenses resulta de dívidas do Estado para com a banca comercial, salários em atraso de funcionários públicos e outras responsabilidades do Governo.

De forma imediata, o ministro investido por Sissoco Embaló disse necessitar de 22 biliões de francos CFA (cerca de 33,5 milhões de euros) para pagar cerca de três meses de salários em atraso, bem como assegurar as despesas no setor da saúde pública.

“Neste momento, a cozinha do hospital Simão Mendes deixou há três semanas de funcionar, por falta de recursos”, notou João Fadiá, acrescentando que os serviços de radiografia da principal unidade médica do país estão parados há seis meses.

João Fadiá sublinhou que os guineenses não podem ter ilusões em como “alguém ou algum país vai ajudar a resolver a situação”, exortando todos os cidadãos a empenharem-se na resolução do problema das finanças públicas.

“É impossível que alguém ou algum país nos dê cada mês cerca de 10 milhões de dólares para pagarmos os salários”, observou Fadiá.

O ministro revelou que quando deixou o Ministério das Finanças, em abril de 2018, a situação das finanças públicas era também negativa, mas num valor de 80,7 biliões de francos CFA (cerca de 122,1 milhões de euros).

No entanto, assinalou João Fadiá, não havia salários em atraso ou dívidas com a banca comercial.

Por: As Horas News para África

GUINÉ-BISSAU/ FORAM DESCOBERTO ARMAMENTOS DENTRO DE SEDE DO PAIGC

Forças de defesas e segurança da Guiné-Bissau descobriram armamentos dentro de sede do PAIGC essa Noite, e nesse preciso momento sede do PAIGC está sob forte medidas das forças armadas a esvaziar todos armamentos.

A fonte informa que alguns membros do PAIGC estão presos e outros em monte, enquanto isso, antigo primeiro Ministro Aristides Gomes continua em fuga na sede das Nações Unidas em Bissau.

Na manha de Hoje, a casa do antigo primeiro ministro Aristides Gomes estava sob forte medidas das forças armadas que retiraram as viaturas do antigo primeiro ministro Aristides Gomes.

Jornalista: Alison Cabral

GUINÉ-BISSAU/DESCOBERTO ARMAMENTOS DENTRO DE SEDE DO PAIGC

Forças de defesas e segurança da Guiné-Bissau descobriram armamentos dentro de sede do PAIGC essa Noite, e nesse preciso momento sede do PAIGC está sob forte medidas das forças armadas a esvaziar todos armamentos.

A fonte informa que alguns membros do PAIGC estão presos e outros em monte, enquanto isso, antigo primeiro Ministro Aristides Gomes continua em fuga na sede das Nações Unidas em Bissau.

Na manha de Hoje, a casa do antigo primeiro ministro Aristides Gomes estava sob forte medidas das forças armadas que retiraram as viaturas do antigo primeiro ministro Aristides Gomes.

Jornalista: Alison Cabral

Guiné-Bissau/ Eng. CIPRIANO CASSAMA EM REFUGIO NA SEDE DAS NAÇÕES UNIDAS EM BISSAU

Presidente da Assembléia Nacional Popular da Guiné-Bissau Eng. Cipriano Cassama acaba de abandonar a sua residência privada fugindo para sede das Nações Unidas em Bissau, depois de ter proclamado na noite do 28 de Fevereiro como presidente interino da Guiné-Bissau pelos deputados alegando assim a vacatura deixado pelo ex-presidente da Guiné-Bissau Dr. José Mário Vaz após empossar General Umaro Sissoco Embaló e abandonando palácio

Eng. Cipriano Cassama sentia inseguro na sua residência privada, depois de sair de ANP numa sessão convocada para alterar algumas figuras do governo do Aristides Gomes que foi demitido pelo decreto presidencial N•1/2020 do Presidente da República da Guiné-Bissau General Umaro Sissoco Embaló.

Guiné-Bissau vive num momento muito difícil, depois de governo do Aristides Gomes ter demitido, todas instituições do estado estão sob forte medidas de segurança das forças armadas, Rádio Nacional e a Televisão Nacional estão enceradas após decreto Presidencial que exonerou Dr. Aristides Gomes e nomeou Eng. Nuno Gomes Nabiam como novo Primeiro Ministro da Guiné-Bissau.

Guiné-Bissau/ Umaro Sissoco Embaló demite PM Aristides Gomes

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu esta sexta-feira o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes.

Num decreto presidencial, divulgado à comunicação social, é referido que “é exonerado o primeiro-ministro, Sr. Aristides Gomes”.

O decreto, assinado por Umaro Sissoco Embaló, refere que a demissão de Aristides Gomes se justifica, tendo em conta a sua “atuação grave e inapropriada” por convocar o corpo diplomático presente no país, induzindo-o a não comparecer na tomada de posse e a “apelar à guerra e sublevação em caso da investidura do chefe de Estado, que considera um golpe de Estado”.

No documento explica-se também que a demissão do primeiro-ministro teve em conta a “crise artificial pós-eleitoral criada pelo partido PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) e o seu candidato às eleições presidenciais, que põe em causa o normal funcionamento das instituições da República”.

Uma situação de crise, acrescenta o decreto, “consubstanciada nas declarações públicas de desacato e não reconhecimento da legitimidade e autoridade” do chefe de Estado “eleito democraticamente, por sufrágio livre, universal, secreto, considerado pelo conjunto de observadores internacionais livre, justo e transparente e confirmado quatro vezes pela Comissão Nacional de Eleições”.

Umaro Sissoco Embaló tomou simbolicamente posse como Presidente da Guiné-Bissau na quinta-feira, numa cerimónia bastante concorrida, mas que ficou marcada pela ausência do Governo, partidos da maioria parlamentar e principais parceiros internacionais do país.

A cerimónia terminou com a assinatura do termo de passagem de poderes entre o Presidente cessante, José Mário Vaz, e Umaro Sissoco Embaló.

O Governo da Guiné-Bissau considerou o ato como um “golpe de Estado” e “uma atitude de guerra” e acusou o Presidente cessante de se auto-destituir e as Forças Armadas de “cumplicidade”.

GUINÉ-BISSAU/ PRESIDENTE DA REPÚBLICA GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ DERRUBOU GOVERNO DE ARISTIDES GOMES

Presidente da República da Guiné-Bissau General Umaro Sissoco Embaló acaba de derrubar governo de Dr. Aristides Gomes Através de um decreto presidencial N. 1/2020.

Guiné-Bissau/ Presidente da República da Guiné-Bissau General Umaro Sissoco Embaló Convoca Reunião

Presidente recém empossado no dia 27/02/2020 Presidenta da República da Guiné-Bissau General Umaro Sissoco Embaló convoca reunião para hoje dia 28/02/2020 sexta feira para 15hrs no palácio da república, convocando assim partidos políticos com assento parlamentar para apreciação da situação socio político do pais após a investidura do novo Presidente da República.

General Umaro Sissoco Embaló foi investido como Presidente da República da Guiné-Bissau substituindo assim Dr. José Mário Vaz que liderava país durante 5 anos, enquanto isso ainda candidato do Paigc declarado derrotado pela CNE Comissão Nacional das Eleições nas últimas eleições presidenciais do dia 29 de Dezembro de 2019 continua na espera de pronunciamento do STJ ( Supremo Tribunal de Justiça) da Guiné-Bissau sobre contencioso eleitoral, na capital Bissau tudo funciona normal sem qualquer indícios de insegurança.

Reporter: Vasconcelo Mello

GUINÉ-BISSAU/ GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ TOMOU POSSE HOJE COMO PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU

Candidato declarado vencedor das últimas eleições presidenciais do dia 29 de Dezembro de 2019 tomou posse hoje em Bissau/capital da Guiné-Bissau, substituindo assim presidente cessante Dr. José Mário Vaz que dirigia país durante 5 anos na paz e tranquilidade sem insurreição da ordem constitucional.

Depois de muitos meses de impasse na Guiné-Bissau, que começou com contencioso eleitoral entregue pelo candidato do PAIGC Eng. Domingos Simões Pereira ao Supremo Tribunal de Justiça alegando assim uma fraude no processo eleitoral que culminou com a declaração da vitoria do General Umaro Sissoco Embaló, hoje Guiné-Bissau tem um novo presidente.

Na cerimonia de tomada de posse num dos hotéis da capital Bissau, faz marcar a presença oficiais militar das forças armadas da Guiné-Bissau, embaixadores acreditados na Guiné-Bissau, procurador geral da Guiné-Bissau e diferentes personalidades internacionais, ainda a Guiné-Bissau aguarda pronunciamento do Supremo Tribunal da Justiça guineense sobre novo recurso contencioso entregue pela candidatura do Eng. Domingos Simões Pereira.

GUINÉ-BISSAU: ELEIÇÕES/ FORTE MEDIDAS DE SEGURANÇA EM BISSAU PARA TOMADA DE POSSE DO GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ

Capital da Guiné-Bissau (Bissau) está sob forte dispositivos das forças armadas da Guiné-Bissau e a ECOMIB que vão dar segurança para tomada de posse de novo presidente da República da Guiné-Bissau General Umaro Sissoco Emabló

Dentro da capital Bissau se faz notar grande números de dispositivos das forças armadas e da Ecomib em todas artérias da capital, General Umaro Sissoco Emabló toma posse amanha substituindo assim Dr. José Mário Vaz que liderou país durante 5 anos como prevê a constituição daquele país.

Enquanto em Bissau a candidatura do Eng. Domingos Simões Pereira espera pronunciamento do Supremo Tribunal de Justiça guineense sobre contencioso eleitoral entregue pelo PAIGC ao STJ.

O coletivos dos advogados do PAIGC alegam que a CNE não cumpriu com a formalidade instada pelo STJ à CNE, sobre apuramento nacional, alegando assim muitos indícios que afetou esse processo.

Reporter: Alexer Mello de Hans

Guiné-Bissau: GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ TOMA POSSE AMANHA 27/02/2020 EM BISSAU

Candidato declarado como vencedor das eleições presidências na Guiné-Bissau país da África ocidental, General Umaro Sissoco Embaló Toma Posse amanha na capital Bissau, depois de muitos meses a Guiné-Bissau vive numa impasse política entre Candidatura do Eng. Domingos Simões que decidiu entrar com recursos contencioso no Supremo Tribunal da Justiça da Guiné-Bissau alegando fraudes no processo eleitoral.

Guiné-Bissau espera com todas expetativas para ter um novo presidente que vai dirigir o país para 5 anos de acordo com a constituição daquele país africano, em Bissau se faz movimentar dispositivos de forças de segurança dos Militares da CEDEAO e Forças Armadas da Guiné-Bissau que preparam para manter segurança na tomada de posse do presidente eleito General Umaro Sissoco Embaló.

Enquanto coletivos dos advogados do PAIGC advertem entregar um novo recurso contencioso no Supremo Tribunal da Justiça guineense. Eng. Domingos Simões Pereira ausente no país, a busca de uma solução sólida com seus parceiros no estrangeiro diz ontem a partir do estrangeiro que a verdade só pode prevalecer quando as urnas foram abertas para fazer recontagem dos votos.

A comissão Organizadora ainda não informou em que sítio da capital guineense vai ser realizada a cerimônia de tomada de posse do novo presidente da República da Guiné-Bissau General Umaro Sissoco Embaló.

Em Bissau é esperada a delegação vindas do estrangeiro para participar na tomada de posse amanha, ainda chega essa noite alguns presidentes dos países amigos na capital Bissau, para à cerimônia de amanha.

%d blogueiros gostam disto: