
Candidato declarado vencedor das últimas eleições presidenciais do dia 29 de Dezembro de 2019 tomou posse hoje em Bissau/capital da Guiné-Bissau, substituindo assim presidente cessante Dr. José Mário Vaz que dirigia país durante 5 anos na paz e tranquilidade sem insurreição da ordem constitucional.
Depois de muitos meses de impasse na Guiné-Bissau, que começou com contencioso eleitoral entregue pelo candidato do PAIGC Eng. Domingos Simões Pereira ao Supremo Tribunal de Justiça alegando assim uma fraude no processo eleitoral que culminou com a declaração da vitoria do General Umaro Sissoco Embaló, hoje Guiné-Bissau tem um novo presidente.
Na cerimonia de tomada de posse num dos hotéis da capital Bissau, faz marcar a presença oficiais militar das forças armadas da Guiné-Bissau, embaixadores acreditados na Guiné-Bissau, procurador geral da Guiné-Bissau e diferentes personalidades internacionais, ainda a Guiné-Bissau aguarda pronunciamento do Supremo Tribunal da Justiça guineense sobre novo recurso contencioso entregue pela candidatura do Eng. Domingos Simões Pereira.