VERÍSSIMO TAMBA GOVERNADOR DE OIÓ, FOGE DA GUINÉ-BISSAU PARA LISBOA

Veríssimo Tamba governador de Oió fugiu hoje de madrugada de Bissau para Lisboa, Tamba militante ativo do PAIGC e braço direito de Eng. Domingos Simões Pereira, Tamba deixou país por motivo de medo a integridade física da sua pessoa pelas algumas ameaças anonimas por telefone que recebia de indivíduo, em que este lhe ameaçou duramente a morte.

Veríssimo Tamba que alguns meses atrás veio publicamente numa conferência de imprensa dizendo que se General Umaro Sissoco Embaló ganhar as eleições vai nascer cauda, madrugada deixou Guiné-Bissau destino a Lisboa numa altura em que o Supremo Tribunal de Justiça analisa novo recurso do candidato do PAIGC, Domingos Simões Pereira, após a Comissão nacional de eleições ter reiterado a vitória do candidato da oposição, Umaro Sissoco Embaló.

A fonte que AS HORAS NEWS teve acesso, é que PAIGC está orquestrar uma desordem para próximas horas no país sobre qualquer pronunciamento de STJ a favor de Candidato declarado como vencedor pela CNE General Umaro Sissoco Embaló, no país aguarde pronunciamento da STJ sobre o contencioso do PAIGC, de referir que CEDEAO na última cimeira realizada na Adis Abeba ordenou que STJ pronunciasse até no dia 15 de Fevereiro em relação ao contencioso eleitoral.

As decisões tomada pela CEDEAO em Adis Abeba pretende garantir a normalização política e institucional da Guiné-Bissau, sublinhou o antigo economista marfinense, pondo cobro ao contencioso em curso.

Eis o resumo das declarações do presidente da Comissão da CEDEAO na Adis Abeba.

Há esta questão eleitoral pendente, sobretudo desde a segunda volta.

Depois da proclamação dos resultados pela Comissão nacional de eleições o processo está agora no Supremo Tribunal.

Os chefes de Estado debateram de forma aprofundada o assunto por se tratar de um tema importante para a Guiné-Bissau, mas também para a região.

Para o país para já porque é preciso garantir a normalização institucional, a paz e a estabilidade.

Os chefes de Estado pediram que o Supremo Tribunal examine o caso, no respeito dos preceitos constitucionais da Guiné-Bissau, e que isto se faça num prazo máximo até 15 de Fevereiro de 2020, por forma a dissipar o contencioso.

Achamos que com esta decisão dos chefes de Estado, após praticamente três horas de debates muito demorados, mas muito importantes, se poderá alcançar o objectivo que é a normalização institucional e política da Guiné-Bissau.” Oiçamo-lo.

Publicado por www.ashorasnews.info

Hora News trabalha para si que nos acompanhe todos dias através desse blog. Vamos trazer até junto de si toda notícia do mundo inteiro.

Um comentário em “VERÍSSIMO TAMBA GOVERNADOR DE OIÓ, FOGE DA GUINÉ-BISSAU PARA LISBOA

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora